Câmara aprova projeto de criação do programa Educa Caraúbas e projeto que institui o sistema municipal avaliativo
Em votação unânime, ocorrida nessa terça, 15 de agosto, os vereadores aprovaram dois importantes projetos voltados à rede municipal de ensino do município de Caraúbas do Piauí.
O projeto de lei 018/2023, autoriza a criação do Programa "Educa Caraúbas", que objetiva implementar medidas com a finalidade de otimizar o ensino e aprendizagem no âmbito da rede municipal de ensino. Tendo como escopo, regulamentar a extensão do tempo de permanência de alunos da rede pública municipal de educação básica em tempo integral.
A extensão de jornada escolar diária dar-se-á mediante o desenvolvimento de atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultural e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação económica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, protagonismo juvenil, sustentabilidade, entre outras.
Já o projeto de lei 019/2023, cria o Sistema Municipal Avaliativo de Caraúbas do Piauí — SAMCPI, o qual constitui a aplicação de avaliações internas de ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino.
Entre as finalidade da avaliação diagnóstica estão: a necessidade de efetivar levantamento da aprendizagem dos objetos de conhecimentos efetivamente trabalhados de forma presencial ou hibrido; diagnosticar discentes que exigem maior atenção quanto às habilidades dos anos letivos anteriores, impondo maior submissão no ano letivo de 2023; evitar reprovações e abandono em etapas de ensino subsequentes; diagnosticar e capacitar os discentes para as avaliações diagnósticas externas, a exemplo do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB e Sistema de Avaliação Educacional do Piauí SAEPI.