Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Câmara de Caraúbas do Piauí disponibiliza portal de notícias, processo legislativo e transparência para controle social

por Redação Portal CMCP — publicado 09/08/2022 20h10, última modificação 09/08/2022 20h50 @PERMITIDA REPRODUÇÃO, CITADOS AUTOR E LINK DA FONTE

Por meio de parceria com o Interlegis (programa do Senado Federal), a Câmara Municipal de Caraúbas, através  de seu presidente, ver. Bernardo Ribeiro, disponibiliza ao cidadão caraubense, uma série de ferramentas de efetivação do controle social e acompanhamento do trabalho do Poder Legislativo municipal.

Por intermédio da parceria, são disponibilizados, o portal de notícias e sistema de processo legislativo, além de e-mail legislativo (de uso interno da Câmara).

Portal de notícias

O portal de notícias (esse que você navega) permite o acesso do cidadão a informações gerais sobre o Município, como história, dados gerais, legislação, dentre outros.

No menu 'A Câmara' você terá acesso às funções do Poder legislativo, Estrutura organizacional, Parlamentares, Mesa Diretora, Comissões, Perguntas frequentes, dentre outros. Na parte de notícias, o cidadão será informado, dentre outros, sobre matérias apresentadas e votadas, discussões e temáticas de interesse do município.

Por meio do processo legislativo, será disponibilizado ao cidadão, o acesso e acompanhamento do trabalho legislativo dos vereadores.

Sistema de processo legislativo

Esse sistema, conhecido como SAPL, é considerado uma das ferramentas mais robustas do processo legislativo e utilizada, por centenas de Câmara e Assembleias legislativas, Brasil afora.

Por meio do sistema (que está em processo de alimentação) é possível o acesso à toda a parte Institucional (vereadores, Mesa, Comissões, bancadas, etc), Atividade legislativas (matérias legislativas, sessões plenárias, pautas das sessões, diversos relatórios, etc) e Normas jurídicas (o cidadão terá acesso às leis municipais, ordinárias, complementares, às resoluções, decretos, etc).

Acesso o SAPL

Portal da transparência

A transparência da gestão pública é garantia constitucional e obrigação imposta na Lei de acesso à informação, responsabilidade fiscal, regulamentações TCE, dentre outras. Nesse sentido a Câmara de Caraúbas do Piauí, disponibiliza a você cidadão, um portal completo abordando a parte de execução orçamentária e financeira, acesso à informação e portal de serviços, disponibilizados por esse Poder.

Acesse o portal da transparência.

Sabe onde encontrar o acesso a tudo isso?

Aqui, no portal de notícias, que é totalmente integrado, com o sistema de processo legislativo e o portal da transparência.