Você está aqui: Página Inicial / A CÂMARA / Notícias / Vereadores aprovam complemento do piso nacional de enfermagem

Vereadores aprovam complemento do piso nacional de enfermagem

por Redação Portal CMCP publicado 20/09/2023 13h40, última modificação 20/09/2023 14h18

Em votação ocorrida nessa sexta, 15 de setembro, os vereadores de Caraúbas do Piauí aprovaram matéria do Executivo que trata de complemento do Piso Nacional de Enfermagem.

O projeto que tramitou na Câmara em regime de urgência especial, busca dar cumprimento ao disposto na Lei Federal 14.434/2022, que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem.

A complementação do piso poderá ser: integral, para os casos, de carga horária de 8 horas diárias e 44 semanais ou proporcional, em caso de jornada de trabalho inferior ou quando o custeio de complementação da União, não incluir todos os profissionais.

Vale ressaltar ainda, que o pagamento do incentivo financeiro que tem como marco inicial para o Município o mês de maio/2023, é condicionado ao recebimento de recursos federais, sendo escalonado conforme a matéria, o seguinte:

a) Os recursos a que se refere a Portaria GM/MS 1.135/2023, compreende os meses de maio a agosto de 2023, ficando o Poder Executivo a efetivação do pagamento aos profissionais beneficiados, mediante folha suplementar, nos limites do repasse efetuado pela União através do Fundo Nacional de Saúde;

b) No caso de novos repasses efetuados pelo Fundo Nacional da Saúde, referente aos meses de maio a agosto de 2023, após análise das inconsistências verificadas no Sistema InvestSUS, fica o Poder Executivo autorizado a efetuar o pagamento aos profissionais beneficiados, mediante folha suplementar, nos limites do repasse efetuado pela União através do Fundo Nacional de Saúde.